terça-feira, 7 de abril de 2009

Raios, Relâmpagos e Trovões


É notável o aumento do fenômeno natural conhecido como relâmpago neste ano em relação aos outros anos nesse mesmo período, nossa cidade a poucas semanas foi atingida diretamente por um raio, e o mesmo tem acontecido em outras cidades e regiões, o que podemos constatar através dos noticiários. Seria pura coincidência ou a interferência do homem na natureza está ocasionando o aumento deste fenômeno? O que poderia estar intensificando a queda de raios e fazendo com que isso aconteça cada vez mais em perímetros urbanos?

23 comentários:

  1. O homem tem toda influencia do mundo sobre o q esta acontecendo com a natureza. o homem destroi e a natureza se volta contra ele. até qdo a natureza suportará a degradação do homem! Sera q a geração vindoura vai sobreviver?

    ResponderExcluir
  2. Issu e culpa do homem pois a poluição e um dos motivos agravantes o homem corroe tudo o q ele poe a mao por issu devemos cuidar de tudo para q os nossos filhos metos e os proximos descendentes possam chegar a velos


    Obs..
    Os raios ocorrem porque as nuvens se carregam eletricamente. e como se tivessemos uma grande bateria com um polo ligado na nuvem e outro polo ligado na terra. e como os opostos se atraem ^.^

    By Billy Djow

    ResponderExcluir
  3. Os raios trazem uma serie de riscos para as pessoas, animais, equipamentos e instalacoes.

    Mesmo antes de um raio cair ja existe perigo. Antes de cair um raio, as nuvens estao "carregadas de eletricidade" e, se por baixo da nuvem tivermos, por exemplo, uma cerca muito comprida, os fios da cerca tambem ficarao "carregados com eletricidade". Se uma pessoa ou animal tocar na cerca irá tomar um choque eletrico, que em alguns casos poderá ser fatal.

    obs: Um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Isto nao e verdade. As estruturas elevadas, por exemplo, sao atingidas varias vezes por raios.



    caio cesar ferreira alves

    ResponderExcluir
  4. O que conta no texto é a mais pura verdade,e uma grande concidencia por ter

    ResponderExcluir
  5. Um raio, pode ser consequencia sim da açao humana. Claro que, os fenômenos da natureza, como raios e tempestades, ocorrem de maneira aleatoria, ou seja, através do próprio ambiente. Mas quando intervimos, pode aumentar as possibilidades de que tais fenômenos acometam. Só que, fatores geográficos influenciam em muito, por exemplo, um lugar de altitudes elevadas, próximo de centros de transmissão de TV ou rádio. Isso porque, toda a área passa a ter influencia de eletrodos, e forças de atração de raios e relampagos. Já os danos do homem, deve-se por violar as grades naturais de proteção do próprio meio, urbano ou rural.


    Glauber Antonio de Souza, 3A

    ResponderExcluir
  6. É pura coincidência da ação do homem, porque o raio é causado por cargas elétricas, de matéria similar a energia doméstica. Onde, o meio ambiente possui características próprias de isolamento dos raios, trovões e relâmpagos, com isso, se a destruição for decrescente, toda essa barreira natural, que isola as ações da atmosfera na terra será maior.
    Acomete mais nos centros urbanos, porque concentra mais redes de energia elétrica, torres de comunicações, entre outros. Onde todos esses "meios", atraem mais chances para descargas elétricas, por associarem as mesmas ondas de giro dos raios, trovões e relâmpagos.


    Daianny Neves de Souza, 3º A

    ResponderExcluir
  7. devidos as arvores q atraem mais raios e relâmpagos isso tambem e pura açao do homem muitas descargas eletricas nao e so pela as arvores tambem e por causa das concentraçao de rede eletricas o homem tambem destroi a natureza muitas desmataçao Os raios ocorrem porque as nuvens se carregam eletricamente. o nosso meio q altera os trovoes os relampagos e raios seleçao natural produzida pelo homem a poluiçao e um dos detalhes mais importantes no meu ponto de vista... se um raio desses cair sobre suas cabeças podera ser fatal...



    mayk jordan ferreira lopes

    ResponderExcluir
  8. açao do homem. pq o homem devido os fatores q ele faz ele influencia diretamente com os fenomenos da natureza.




    ulisses jordan vieira braga.

    ResponderExcluir
  9. seleçao natural produzida pelo homem a poluiçao e um dos detalhes mais importantes no meu ponto de vista... devido a desmataçao do homem e
    lixo nas encostas de rios isto e o aquecimento Global q ja esta sendo acontecendo nos ultimos tempos...


    anselmo patriaca

    ResponderExcluir
  10. É a açao do homem pois ele com suas atitudes insanas ele age facilitando e interferindo diretamente e indiretamente os fatores geograficos, pois os raios funcionam como polos magneticos.



    Anne Francielle Siqueira

    ResponderExcluir
  11. Com as ações do homem que prejudicam o mundo como:queimadas derrubadas e etc. vem agravando ainda mais a situação do planeta por isso esses acontecimentos vem crescendo.


    Fernando Rodrigo Goiano 3º A vespertino

    ResponderExcluir
  12. eu acho que há interferência da mão humana no meio ambiente o que pode levar ao relâmpago por causa das queimadas e destruição da natureza,porque com as queimadas sobe uma nuvem preta que tira a concentração das nuvens.


    Marivane

    ResponderExcluir
  13. as açoes do homem sobre a naturesa ocasiona vários disturbios, como no clima como tambem nos fenomenos naturais. Podemos concluir que a incidencia destas descargas eletricas tem relação direta aos efeitos da poluição e do aquecimento global.
    JOÃO PEDRO

    ResponderExcluir
  14. Sim, por que se nao fosse o trabalho do homem oa natureza nao estaria tao poluida.mais em algum dos caso e uma pura concidencica do que acontce com o nosso planeta.

    cleiby

    ResponderExcluir
  15. O seres humanos estão fazendo muitas queimadas e poluindos rios e a terra e etc.



    Marcos Goulart 3ºA

    ResponderExcluir
  16. o aquecimento global está acontecendo por causa do ser humano ele está prejudicando a natureza

    Katia Maria Goulart 3ºA

    ResponderExcluir
  17. Dentro de minhas idéias, concordo que sim, porque o homem está devastando a natureza, e provoca o aquecimento global. Provocando assim distúrbios elétricos, o que faz com que as ondas magnéticas da atmosfera, venham para o solo.

    Thiago Pedro 3º

    ResponderExcluir
  18. com certeza é enfluencia do homem na natureza, pois o homem com sua ganancia vem destruindo as matas, poluindo os rios, fazendo com que o clima mude radicalmente, e a natureza tentando o equilibrio se volta com o homem.

    laisse

    ResponderExcluir
  19. Bom em minhas conclusões há sim uma interferência do homem,pois com suas atitudes de hoje fazendo queimadas destruindo a natureza, não só com as queimadas, mas também com os dióxidos de carbono emitidos pelos carros
    contribui para as ondas eletromagnéticas se despersarem
    na terra.

    ResponderExcluir
  20. A frequencia de raios, deve sim a ação do homem. Isso por causa da voracidade de bens de consumo, destroem tudo o que veem. Tudo isso implica em aumentar a destruição de barreiras naturais de proteção, fazendo que a incidencia de raios e relampagos tambem aumentam.

    Daniela Silva Ramos. 3º

    ResponderExcluir
  21. Bom na minha opinião os raios estão mas freqüente nas cidade por que o ar e mais quente e mais poluídos,por isso acho que o homem e responsáveis pelos acontecimentos presente no mundo.




    Janaina Moreira de Araujo.

    ResponderExcluir
  22. Com toda certeza!
    A influencia do homem na natureza,vem regando um grande problema, tanto para a natureza quanto para a humanidade, porem grande parte população humana com sua ganacia de posse e poder não se importa com as consequencias, nas quais eles proprios são os prejudicados!
    A natureza só quer se defender, se proterger e garantir o amanhã!


    Vanessa Sabino

    ResponderExcluir
  23. muito interessante
    mais pode me falar mais sobre a formação
    matheus_mellosantos@hotmail.com
    esse é meu e-mail
    vlw

    ResponderExcluir